Cartão Cidadão: Como Fazer

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Cartão Cidadão, não é mesmo? Ele é uma opção para simplificar o acesso aos principais benefícios sociais e trabalhistas que o brasileiro possui, unindo em um só lugar todas as opções do cidadão.

O cartão permite que a população saque, consulte e movimente as contas de benefícios sociais e trabalhistas, utilizando somente uma ferramenta: o Cartão Cidadão.

Através dele o trabalhador consegue sacar seus direitos trabalhistas, como o FGTS e o PIS, além de auxílios sociais, como o Bolsa Família.

O Cartão Cidadão é um direito de todo o cidadão que possui benefícios junto ao Governo Federal, sejam eles trabalhistas ou sociais, e pode ser emitido de forma rápida e simplificada junto à Caixa Econômica Federal.

Esse cartão dá ao indivíduo acesso a contas, consultas, saques e extratos, tornando mais fácil o dia a dia do cidadão, que pode contar com todos os benefícios em um só lugar.

Para emitir o Cartão Cidadão é simples, e utilizá-lo mais ainda. Saiba mais sobre esse benefício social e trabalhista a seguir, neste artigo que preparamos especialmente para você. Boa leitura!

Cartão Cidadão: Como Fazer

Como emitir Cartão Cidadão

O órgão responsável pela emissão e pelo gerenciamento do Cartão Cidadão é a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, é através de seus canais de atendimento que a população consegue solicitar o cartão de benefícios.

No entanto, existem alguns requisitos para a emissão do Cartão Cidadão: é necessário que o usuário possua um registro NIS ou carteira de trabalho para a emissão do documento.

Assim, para emitir o Cartão Cidadão basta comparecer à uma unidade da Caixa ou ligar para 0800 726 0207 e solicitar o benefício.

Como fazer o Cartão Cidadão pela internet grátis

Apesar de ser um processo gratuito, o Cartão Cidadão não pode ser feito via internet, conforme as indicações da Caixa. Sendo assim, para emitir o cartão as opções são: via telefone, com a Central de Atendimento, ou nas agências do banco federal.

Como desbloquear Cartão Cidadão

Após a solicitação do Cartão Cidadão, ele é enviado diretamente para o seu endereço. Entretanto, para utilizar o benefício é necessário partir para a próxima etapa: o desbloqueio.

Assim, para desbloquear basta seguir as instruções no envelope do cartão e ligar para a Central de Atendimento, onde o Cartão Cidadão é liberado após a confirmação do protocolo de acesso.

Cartão Cidadão: Cadastrar senha

Para cadastrar a senha, no entanto, é preciso ir até uma casa Lotérica certificada e solicitar o processo. Dessa forma, nos postos de atendimento você poderá registrar uma senha ao seu cartão, conforme as normas da Caixa, que será utilizada para o acesso dos benefícios.

Após o procedimento de cadastro, um termo de uso será disponibilizado a você, com instruções em casos de perda do cartão ou bloqueio da senha por falta de uso.

Cartão Cidadão: Senha bloqueada

A senha do Cartão Cidadão geralmente é bloqueada devido à falta de utilização. Com isso, para desbloqueá-la é preciso comparecer à uma casa Lotérica novamente, com o termo de responsabilidade em mãos, e solicitar a liberação da senha.

Assim, você poderá redefiní-la para, então, usar os serviços do Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão: Consultar saldo

Através do Cartão Cidadão, os usuários têm acesso a saldos e extratos de contas de benefícios sociais e trabalhistas, que podem ser consultados no site da Caixa junto ao preenchimento do número do cartão.

Cartão Cidadão FGTS: Consulta

O FGTS, por exemplo, pode ser consultado no site da Caixa, na aba referente ao benefício trabalhista. Na aba de pesquisa, você pode utilizar o número registrado no Cartão Cidadão para fazer a busca do saldo ou extrato da conta.

No geral, basta informar o número do NIS e a senha da plataforma para acessar o seu FGTS.

Cartão Cidadão PIS: Consulta

Na página de consulta do PIS o processo é o mesmo: através do preenchimento do número do Cartão Cidadão e da senha da Caixa, o usuário consegue verificar seus dados e informações do PIS de forma rápida e descomplicada.

Cartão Cidadão NIS: Consulta

Quando o Cartão Cidadão é emitido nele consta o número do NIS do cidadão e seu nome completo. Assim, caso na sua carteira de trabalho não conste o número dessa documentação, através do Cartão Cidadão é possível consultá-la.

Cartão Cidadão: 2ª via

Em caso de perdas ou roubo do Cartão Cidadão, a Caixa oferece a opção de emissão da 2ª via do cartão. Para isso, basta comparecer à uma unidade do banco federal com os documentos de identificação em mãos e solicitar uma 2ª via do documento.

O processo é feito de forma rápida e o Cartão Cidadão é enviado para o seu endereço.

Cartão Cidadão: 2ª via

Cartão cidadão tem validade?

Embora não conste nas informações, a validade do Cartão Cidadão é geralmente de dez anos. Logo, a renovação do documento é necessária de tempos em tempos, para que o acesso aos benefícios não seja interrompido ou prejudicado.

Cartão Cidadão cancelado: O que fazer?

Quando o Cartão Cidadão é cancelado pela falta de utilização, é necessário recorrer ao atendimento da Caixa, seja via telefone ou nas unidades de presenciais, pois é somente através do sistema do banco que o procedimento pode ser resolvido.